31 de jan. de 2008

O mistério dos iPhones perdidos

Semana passada a Apple divulgou os números do iPhone em 2007: 3,7 milhões de unidades vendidas. Em contrapartida, a AT&T, operadora que detém exclusividade na comercialização do celular nos EUA, divulgou sua estimativa: menos de 2 milhões de planos firmados até o final do ano.

E onde estarão estes 1.7 milhões de iPhones ? Especialistas das duas empresas confirmam o óbvio: a Apple está vendendo mais aparelhos "desbloqueados" do que o esperado rodando softwares e cartões de operadoras não autorizadas.

Os mesmos especialistas dizem que só em dezembro de 2007 foram desbloqueados entre 800 mil e 1 milhão de aparelhos. A maior parte destas ações foram realizadas em países às quais não existem acordos de distribuição, incluindo o Brasil e especialmente a China, onde se acredita que 9 entre 10 iPhones estão desbloqueados.

Financeiramente, é uma péssima situação para a Apple, pois para cada plano de 2 anos firmado pela AT&T, a empresa de Jobs recebe 10 dólares por mês. Por outro lado, a distribuição massiva por meios alternativos ajuda a valorizar ainda mais o produto. Cada aparelho distribuído, mesmo de forma ilegal, ajuda a propagar a marca aumenta o hype dos futuros consumidores.

Quem sabe esta pressão por parte dos consumidores não faça a Apple reconsiderar a questão do desbloqueio? Certamente ainda não foi declarada guerra, pois graças ao suporte a downgrade de versões pelo iTunes, muitos upgrades equivocados podem ser desfeitos. E caso a Apple resolva tomar medidas mais severas, corre o sério risco de perder as metas de vendas e irritar seus acionistas.

Alguns especialistas na área esperam que sejam anunciadas mudanças neste modelo de negócios na feira Mobile World Congress, que começa em 11 de fevereiro na Espanha. Nós também estamos esperando, então fiquem ligados nas novidades deste canal!

30 de jan. de 2008

Telefônica comercializando iPhone no Brasil em maio?


De acordo com o site Engadget, a Telefônica está em vias de finalizar um acordo de distribuição exclusiva do celular multimídia para o Brasil e América Latina.

O comunicado será feito na feira Mobile World Congress, que começa em 11 de fevereiro na Espanha.

Então a Vivo será a operadora escolhida para substituir a AT&T no país. Rumores dizem que o iPhone já estará disponível nas lojas a partir de maio.

Por enquanto, nem a Apple e nem a Telefônica comentaram estas informações. Resta torcer para que seja verdade.

iZoo: um clone de Bejeweled

Bejeweled, um dos games casuais mais viciantes existentes já tem sua versão para o iPhone / iPod touch.

Com o nome de iZoo e figuras de animais no lugar das pedras, várias horas de boa diversão estão garantidas. Ainda faltam melhorias na parte de sons e animações, mas foram incluidas opções para pause e save game não disponíveis em outras plataformas.

E para os preferem as pedrinhas, já vem com alguns temas com a cara do Bejeweled. Para instalar, utilize o repositório abaixo:

http://www.touchrepo.com/repo.xml

Lista de compras

Fsaint, um usuário da comunidade Open Source para iPhone e iPod touch desenvolveu um aplicativo de checklist bem interessante.

O funcionamento é muito simples: você inclui uma lista de ítens e depois agrupa por "tenho" ou "não tenho". Basta ir ticando os ítens adquiridos para mover de uma lista para outra. Rápido e intuitivo.

Para instalar, você pode realizar o download no post do usuário clicando aqui ou adicionar o repositório abaixo no installer.

http://mazinger.cs.yale.edu/iphone-apps/index.xml



24 de jan. de 2008


Mesmo antes da Apple lançar seu SDK, em abril, os desenvolvedores já conseguem realizar verdadeiros feitos na plataforma iPhone / iPod touch.

Clique aqui para ver um vídeo de demonstração do port do game Doom.

Claro que o trabalho ainda não está completo e há muito para se melhorar, mas já dá pra perceber que ports de aplicações Windows sairão aos montes.

Agora, só aguardar um port de game de RPG ou de estratégia. Que tal Warcraft 2, amigos desenvolvedores ?

iPhone comunista


As negociações suspensas na China para a distribuição do iPhone não impediram o uso do celular multimídia por parte dos consumidores. Várias lojas chinesas vendem o aparelho já desbloqueado para ser utilizado em qualquer operadora GSM.

Aqui no Brasil também encontramos diversas opções para compra, mas já desbloqueado em loja é realmente muito incomum. A versão chinesa ilegal custa em torno de US$ 570 (ou 1100 reais).

Imagino o sucesso que não faria por aqui.

iPhone está pronto para o mercado corporativo ?



E porque não ? Afinal de contas, são vários produtos em um: telefone, plataforma de aplicativos de acesso aos mais variados formatos e dispositivo Internet com e-mail, browser, busca e mapas.

Talvez o pequeno celular multimídia não tenha alcançado a maturidade de seus concorrentes, e talvez faça os manda chuvas do mundo corporativo torcerem o nariz por acharem muita areia para seus colaboradores. Mas o fato é que lá fora, a AT&T já lançou opções profissionais para o iPhone.

Além disso, recentemente foi anunciada o lançamento de uma versão do Lotus Notes para o iPhone. Então com o apoio destas e outras gigantes de soluções, duvido que as principais empresas deixem de explorar o potencial deste pequeno e maravilhoso dispositivo.

23 de jan. de 2008

Firmware 1.1.3 está oficialmente pronto para aplicações de terceiros

De acordo com Nate True, um reconhecido desenvolvedor da comunidade Open Source de iPhone, as modificações do firmware 1.1.3 já incluem o suporte ao SDK (Software Development Kit, ou Kit de Desenvolvimento de Software), a ser lançado pela Apple em abril.

Ele constatou isso pelas mudanças estruturais no sistema de arquivos e permissões da atualização, listadas abaixo:

- As preferências de aplicações são armazenadas na pasta /var/mobile ao invés de /var/root;
- O SpringBoard (desktop) não precisa ser remodificado via SummerBoard para rolagem de tela na exibição dos ícones de aplicativos extras;
- As aplicações rodam com usuário mobile ao invés de root. Ou seja, a permissão de execução das aplicações é restrito (e mais seguro).

"O que isso quer dizer? Vou dizer: o firmware 1.1.3 do iPhone está oficialmente pronto para a execuções de aplicações de terceiros", diz True.

Ótimas notícias, mas nada que nós brasileiros já não fazíamos via JailBreak.

Emulador de SNES está chegando

Parte dos nossos sonhos estão prestes a se realizar ! Está em fase de testes um port do emulador de Super NES para iPhone / iPod touch. Mal vejo a hora de jogar meus jogos favoritos no controle virtual do iPhone: International Super Star Soccer Deluxe, Zelda, Super Mario World, F-Zero e Super Metroid.

O que mais me agradou nesse port foi o controle virtual. Bem localizado e de bom tamanho, promete melhorar a péssima interface dos emuladores de Game Boy e Playstation, e parece melhor até que o de NES, pequeno demais na minha opinião.

Vejam o vídeo da versão beta rolando Chrono Cross, um dos games que marcaram época no SNES, clicando aqui. E aguardem nosso review assim que colocarmos as mãos neste emulador.

22 de jan. de 2008

Discagem por voz

Comum na maioria dos celulares, o programa Voice Dial for iPhone já está disponível pelo installer. Foi lançada por Makayama, a mesma empresa que desenvolveu o iSim e o Camera Pro.

O aplicativo permite acessar aplicativos e chamar qualquer contato de sua agenda, muito útil para usar no carro. Testando rapidamente confirmamos que os comandos de voz funcionam muito bem para nosso idioma.

Boas e más noticias, pois a versão completa deste software custa US$ 27,95.

21 de jan. de 2008

iPhone biônico

Já ouvi algumas pessoas comentando sobre a câmera do iPhone, particularmente eu não sou um fã de tirar fotos e confesso que o que talvez menos fuço no iPhone seja sua câmera. Mas sei que algumas pessoas são apaixonadas por tirar fotos e esperam algo que proporcione flexibilidade, portanto, este aqui talvez seja um acessório que muito lhe interessará.

Produzido pela Conice, o produto possui uma lente com zoom ótico de 6×18. A lente é unida a uma carcaça plástica que aje também como um protetor para seu iPhone.

Descrição da caixa do produto:

Evita de maneira eficaz a distorção da imagem;
Possibilita ângulos mais largos;
Maior luminosidade
Agudos visuais mais elevados
Bom para redução de cores;
São diferenças que fazem a qualidade da fotografia aumentar.







Guitara de bolso!!

Vamos lá! Faça um alongamento nos dedos, corte as unhas e boa música!!

Se você é daquelas pessoas que durante o trabalho, na escola, na fila do supermercado, do açougue ou aquele trânsito infernal te dá aquela vontade de tocar guitarra, você precisa deste brinquedo.

Uma aplicação desenvolvida por Shinya Kasatani que simula o braço de uma guitarra ou violão e pode ser baixada pelo Installer na categoria "Toys" e se chama PocketGuitar. (adicione o source http://podmap.net/apps).

No começo não é nada fácil, mas com o tempo vai pegando o jeito! O som reproduzido é bem fiel e possui efeitos de guitarra com distorção, guitarra limpa e baixo de 6 cordas. Usando a criatividade, é possível até aplicar técnicas reais como o "slide" por exemplo.

Sugestão: Deite o iPhone sobre uma mesa e toque como se fosse um piano; no melhor estilo David Gilmour do Pink Floyd.

Let's rock!

18 de jan. de 2008

Alto falante baixo ? Agulha nele !

Se você é como nós e acha que as caixas de som de seu iPhone não são suficientes para fazer ligações em viva voz ou ouvir as suas músicas com tranquilidade em alto e bom som, talvez seja hora de tomar medidas extremas.

Um usuário do forum modmyifone diz ter conseguido um aumento considerável no volume espetando alfinetes na saída de som do alto falante. Isso mesmo ! De acordo com seu post, é possível um ganho de 40% nesta simples, porém destrutiva medida.

Quer conferir o relato ? Clique aqui. E se tiver coragem de fazer esta "pequena modificação", envie-nos seu testemunho.

De volta para o futuro

Apresentado na feira de automóveis em Detroit, um dock iPhone para o Land Rover LRX (carro conceito). Quando acoplado, o iPhone faz um upload de suas músicas, ajustes do assento, e toda as informações de configuração do carro para o sistema interno do veículo.

Legal né? Será que tem pra Palio? :)

Não fique sem bateria

Você é daquelas pessoas que vive na correria?? Que usa o celular 25 horas por dia?!
Então provavelmente você já ficou sem bateria quando mais precisava, não??

Este é um acessório interessante disponível para o iPhone.





Trata-se de um Case-Bateria que fornece 4x mais de carga extra e não aumenta muito o volume físico de seu aparelho.
Possui um emissor de luz na parte inferior para lhe auxiliar na procura de objetos pequenos em ambientes escuros como bolsas, gavetas, etc... E de quebra disponibiliza outra porta USB para você carregar outro dispositivo.
Saiba mais.

Simplesmente um luxo

Que tal um case confeccionado em ouro 18K, com 42 diamantes incrustrados e fibra de carbono utilizada na fabricação de automóveis da marca Porsche ?

Esse luxo foi lançado esta semana para venda no site americano case-mate e custa a bagatela de 20.000 dólares. Corra e peça a sua que a edição é limitada, clique aqui para conhecer.

Configuração do Voicemail - solução definitiva (operadora Claro)

Dúvidas em relação a configuração do voicemail no iPhone? Siga os passos abaixo e passe a utilizar mais este recurso.

obs¹: voicemail CLARO

1º passo
No keypad digite *5005*86*NUMERODOSEUCELULAR#
obs²:numero do celular sem DDD.

2º passo
Pronto, depois que o aparelho se auto-configurar, basta clicar no ícone "voicemail" dentro das opções de telefone que já estará funcionando.

É tema que você quer? Então é tema que você terá!

Apresentamos alguns temas que separamos para você deixar seu iPhone com a sua cara!! Lembrando que os arquivos devem ser colocados no summerboard, apenas unzip o arquivo e coloque a pasta com o nome do tema em var/root/Library/Summerboard/Themes (utilize os programas WinSCP ou iBrickr para acessar os arquivos do iPhone)

Bom proveito!

Black Apple
Bolas
Firefox
WMP
Sketchnote
Vista

17 de jan. de 2008

Novas dores de cabeça em upgrade para 1.1.3

Nesta nova versão, são suprimidos todos os desbloqueios - inclusive os feitos via hardware baseados no TurboSIM. É um grande problema para os usuários que utilizam formas não oficiais de desbloqueio.

O downgrade de versão também foi desabilitado. Ou seja, enquanto os hackers de plantão não encontrarem uma solução, seu iPhone deixará de ser fone.

Para quem utiliza sistema alternativo, cuidado com o upgrade.

iComic: leitor de Gibi e eBooks

Que tal ler gibis, mangás, HQs ou acessar suas imagens em formato .zip direto de seu iPhone ou iPod touch ? Conheça o iComic, um aplicativo desenvolvido por um fã de quadrinhos japonês.

Para instalar este programa, entre no site do desenvolvedor clicando aqui. Extraia o arquivo .lzh (abre no winrar) e coloque na sua pasta /Applications

Como não existem muitos brasileiros que entendam Kanji, Katakana e Hiragana, disponibilizamos a tradução para o inglês, é só clicar aqui. Substitua o conteúdo deste pacote para a pasta Applications/iComic.app/Japanese.lproj

O programa possui 3 formas de mudança de página e outras opções que não consegui identificar (quem souber me fale por favor). Para virar as páginas toque nos cantos inferiores e para voltar para o menu pressione o canto superior esquerdo da tela. Simples e funcional !


Os arquivos compactados com os mangás devem ser colocados em /var/root/media/Comic (crie a pasta) e voilá. Boa leitura !

Acessórios interessantes para o iPhone

Gostaria de conhecer mais sobre alguns acessórios para seu iPhone? Abaixo uma lista com alguns deles:
iPhone Bluetooth Headset
Atenda ligações no seu iPhone com este headset compacto e de pouco peso com tecnologia Bluetooth. O headset Bluetooth do iPhone utiliza apenas um único botão que permite receber chamadas de telefone. Sua autonomia é de até 5.5 horas de conversação. Saiba mais.
iPhone Bluetooth Travel Cable
Use este cabo para para carregar seu HeadSet Bluetooth enquanto você sincroniza ou carrega seu iPhone. Saiba Mais.

AirPort Extreme Base Station
Esta base wireless oferece alta velocidade para você navegar pela internet ou baixar e-mails com total comodidade e performance em alta escala. Saiba mais.

16 de jan. de 2008

weDict

Das aplicações third partie disponíveis para o iPhone e iPod touch, umas das mais interessantes é o port do StarDict - o mais popular dicionário Open Source de idiomas existente para Linux, Windows e agora para o Apple iPhone.

Com uma interface simples, o weDict dispõe de um grandioso número de palavras para consulta. Por enquanto ainda não suporta frases e expressões, e em nosso idioma temos apenas as opções de português/inglês/alemão, mas as melhorias são apenas uma questão de tempo.



Para os usuários com dificuldades por não conseguir efetuar buscas ou por "travar" o dicionário ao executar, deixo um guia rápido de configuração para o weDict.

1. O weDict pode ser instalado via repositório ou clicando aqui. Após a instalação o ícone já aparece massss ainda não está pronto para o uso.

2. Crie uma pasta para inserir os dicionários em /private/var/root/Library/weDict (preste atenção nas maiúsculas e minúsculas). Agora a aplicação já está pronta a executar sem travar ao iniciar. O próximo passo é a instalação dos dicionários para consulta.

3. Baixe os dicionários de seu interesse no site do StarDict clicando aqui.

4. Os arquivos de dicionários foram compactados em duas etapas por utilitários do Linux. Então descompacte o arquivo com extensão tar.bz2 em uma pasta.

5. Surgirão 3 arquivos com as seguintes extensões: .idx (índice para buscas), .ifo (informações gerais) e .dict.dz (dicionário compactado) como na tela abaixo.



6. Renomeie o arquivo com extensão .dict.dz para .gz (gunzip) e descompacte-o. Vale lembrar que o formato gunzip não é suportado pelo Winzip e Winrar - então recomendo o 7-zip, que pode ser baixado aqui.

7. Após descompactar este arquivo com extensão .dict, junte com os outros dois arquivos descompactados e faça o upload para o Iphone no diretório /private/var/root/Library/weDict

Para cada dicionário (neste caso português-inglês), os 3 arquivos necessários são os seguintes:
dictd_www.freedict.de_por-eng.dict
dictd_www.freedict.de_por-eng.idx
dictd_www.freedict.de_por-eng.ifo



8. Por fim, dentro do Wedict, basta clicar no "i" e marcar os dicionários que você deseja utilizar nas buscas.

Parece trabalhoso, mas é uma mão na roda para todos os que desejam aproveitar ao máximo seu pequeno canivete suiço. Então bom proveito !

15 de jan. de 2008

199 wallpapers para seu iPhone

Manicho, um designer do Devianart disponibilizou 199 wallpapers já recortados prontos pra você utilizar. Pegue-os aqui


Apple comemora 4 milhões de iPhones vendidos

Hoje a Apple anunciou que vendeu 4 milhões de unidades de iPhones em 200 dias de vendas. São 20.000 aparelhos por dia, ou 19% de participação na venda do total de smartphones no período.

Até o fim de 2008, a Apple pretende chegar à marca de 10 milhões de iPhones vendidos. Analistas prevêem 45 milhões de unidades vendidas até 2009. Será que alguém ainda tem dúvida do sucesso desse aparelho ?