31 de jan. de 2008

O mistério dos iPhones perdidos

Semana passada a Apple divulgou os números do iPhone em 2007: 3,7 milhões de unidades vendidas. Em contrapartida, a AT&T, operadora que detém exclusividade na comercialização do celular nos EUA, divulgou sua estimativa: menos de 2 milhões de planos firmados até o final do ano.

E onde estarão estes 1.7 milhões de iPhones ? Especialistas das duas empresas confirmam o óbvio: a Apple está vendendo mais aparelhos "desbloqueados" do que o esperado rodando softwares e cartões de operadoras não autorizadas.

Os mesmos especialistas dizem que só em dezembro de 2007 foram desbloqueados entre 800 mil e 1 milhão de aparelhos. A maior parte destas ações foram realizadas em países às quais não existem acordos de distribuição, incluindo o Brasil e especialmente a China, onde se acredita que 9 entre 10 iPhones estão desbloqueados.

Financeiramente, é uma péssima situação para a Apple, pois para cada plano de 2 anos firmado pela AT&T, a empresa de Jobs recebe 10 dólares por mês. Por outro lado, a distribuição massiva por meios alternativos ajuda a valorizar ainda mais o produto. Cada aparelho distribuído, mesmo de forma ilegal, ajuda a propagar a marca aumenta o hype dos futuros consumidores.

Quem sabe esta pressão por parte dos consumidores não faça a Apple reconsiderar a questão do desbloqueio? Certamente ainda não foi declarada guerra, pois graças ao suporte a downgrade de versões pelo iTunes, muitos upgrades equivocados podem ser desfeitos. E caso a Apple resolva tomar medidas mais severas, corre o sério risco de perder as metas de vendas e irritar seus acionistas.

Alguns especialistas na área esperam que sejam anunciadas mudanças neste modelo de negócios na feira Mobile World Congress, que começa em 11 de fevereiro na Espanha. Nós também estamos esperando, então fiquem ligados nas novidades deste canal!

Nenhum comentário: