16 de jan. de 2008

weDict

Das aplicações third partie disponíveis para o iPhone e iPod touch, umas das mais interessantes é o port do StarDict - o mais popular dicionário Open Source de idiomas existente para Linux, Windows e agora para o Apple iPhone.

Com uma interface simples, o weDict dispõe de um grandioso número de palavras para consulta. Por enquanto ainda não suporta frases e expressões, e em nosso idioma temos apenas as opções de português/inglês/alemão, mas as melhorias são apenas uma questão de tempo.



Para os usuários com dificuldades por não conseguir efetuar buscas ou por "travar" o dicionário ao executar, deixo um guia rápido de configuração para o weDict.

1. O weDict pode ser instalado via repositório ou clicando aqui. Após a instalação o ícone já aparece massss ainda não está pronto para o uso.

2. Crie uma pasta para inserir os dicionários em /private/var/root/Library/weDict (preste atenção nas maiúsculas e minúsculas). Agora a aplicação já está pronta a executar sem travar ao iniciar. O próximo passo é a instalação dos dicionários para consulta.

3. Baixe os dicionários de seu interesse no site do StarDict clicando aqui.

4. Os arquivos de dicionários foram compactados em duas etapas por utilitários do Linux. Então descompacte o arquivo com extensão tar.bz2 em uma pasta.

5. Surgirão 3 arquivos com as seguintes extensões: .idx (índice para buscas), .ifo (informações gerais) e .dict.dz (dicionário compactado) como na tela abaixo.



6. Renomeie o arquivo com extensão .dict.dz para .gz (gunzip) e descompacte-o. Vale lembrar que o formato gunzip não é suportado pelo Winzip e Winrar - então recomendo o 7-zip, que pode ser baixado aqui.

7. Após descompactar este arquivo com extensão .dict, junte com os outros dois arquivos descompactados e faça o upload para o Iphone no diretório /private/var/root/Library/weDict

Para cada dicionário (neste caso português-inglês), os 3 arquivos necessários são os seguintes:
dictd_www.freedict.de_por-eng.dict
dictd_www.freedict.de_por-eng.idx
dictd_www.freedict.de_por-eng.ifo



8. Por fim, dentro do Wedict, basta clicar no "i" e marcar os dicionários que você deseja utilizar nas buscas.

Parece trabalhoso, mas é uma mão na roda para todos os que desejam aproveitar ao máximo seu pequeno canivete suiço. Então bom proveito !

Um comentário:

Bruno Costa disse...

Boa Tarde...queria saber todos os detalhes para instalacao do wedict no Ipod Touch.

Atc,

Bruno Rodrigues