Ótimas notícias na esperada conferência de hoje, na sede da Apple.
Começando pelo mundo corporativo, foi informado que na próxima versão do iPhone haverá suporte à tecnologia MS Exchange para e-mails, contatos e compromissos. Com isso, o iPhone compartilha das mesmas vantagens dos smartphones concorrentes que permite fazer sincronização sem-fio a partir das informações armazenadas no Servidor.
Sobre o SDK, já está disponível para download no site da Apple, neste link. Mas não consegui baixar ainda por congestionamento no servidor. Agora, programadores independentes poderão desenvolver aplicações para o iPhone com as mesmas ferramentas que a Apple. O Framework Cocoa, já utilizado na plataforma OSX, foi o escolhido com o sugestivo nome de Cocoa Touch.
O Kit será dividido em alguns aplicativos distintos para compreender os recursos do aparelho: editor de telas, interface para utilização do acelerômetro, banco de dados SQLite, biblioteca de audio e vídeo e, pasmem, implementações utilizando biblioteca OpenGL ES, para gráficos 3D no iPhone.
O editor oficial será o Xcode, que fornece consulta às informações das bibliotecas e Debug de aplicativos diretamente no celular. Foi divulgado o programa para simular o iPhone no computador, somente para Mac.
Na conferência, foi apresentado um jogo em 3D no estilo Wing Commander à qual os comandos eram feitos pelo acelerômetro e o disparo com um toque na tela. O framerate (quadros por segundo) ficou entre 27 e 30. Impressionante!
E uma mini versão do inédito game Spore (da EA) foi exibida seguida por Super Monkey Ball (da Sega), provando que o aparelho será uma incrível plataforma para jogos e já conta com suporte de alguns dos principais estúdios de games.
Por fim, um port do AIM, o comunicador instantâneo mais utilizado nos EUA, com recursos muito mais atraentes que o Apollo, como visualização de fotos e informações, e uma interface de diálogo muito parecida com o MSN.
Com isso, a Apple promete firmar o iPhone como uma completa plataforma multimídia. E parece que está conseguindo!
6 de mar. de 2008
SDK para iPhone é real. Disponível já !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário